Cad. 38 - Regina Dragiça Kalman
Regina Dragiça Kalman
Patrono: Manuel Bandeira
- Poetisa, cronista, contista e ensaísta, artista plástica, fotógrafa. Faz parte da Academia Jundiaiense de Letras desde 1995; da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí, desde 1974 e do Grêmio Cultural Prof. Pedro Fávaro, Cadeira nº 33, em Jundiaí/SP.
- Nascida em 23/06/1947 na antiga Iugoslávia, hoje Croácia, na cidade de Osijek. Mora no Brasil desde 1957, onde se naturalizou. Reside em Jundiaí/SP desde 1960. Filha de Dragutin e Katarina Elisabeta Schenkele Kalman.
- Professora de Arte, História e Pedagogia.
- Formada em Jornalismo, Sociologia e Direito. Pós-Graduação em Conservação e Restauração de Bens Materiais Móveis, Didática Superior e História do Brasil. Participa de antologias de poesia, crônica e ensaios em revistas especializadas em Sociologia, Comunicação e jornais de Jundiaí.
- Obteve a Medalha Cultural Revista Brasília em 1992 e 1994. Participou de diversos concursos da Literatura desde 1983. Participa em várias Antologias Literárias em publicações em Jundiaí/SP, Barueri/SP, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ. Livro artesanal Saudade.
- Verbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira.
- Contemporânea - Grupo Brasília de Comunicação, Brasília/DF, 1992, Vol. I.
- Verbete no Dicionário Jundiaiense de Literatura - Organizada por Celso de Paula, Ed. Literarte, Jundiaí/SP, 1999.
- Verbete na Enciclopédia Cultural de Paula, organizada por Celso de Paula, Ed. Literarte, Jundiaí/SP, Brasil, 2005, Vol. I.
Contato: reginakalman@yahoo.com.br