Cad. 25 - Márcio Martelli
Márcio Martelli
Patrono: Pedro Saturnino Vieira de Magalhães
- Escritor, editor e contador de histórias nascido em Jundiaí, São Paulo, Brasil, no ano de 1968. É um mensageiro e guardião da palavra e da memória cultural da sua contemporaneidade.
- Atual presidente da AJL - Academia Jundiaiense de Letras - Biênio 2023/25, membro do Grêmio Cultural Prof. Pedro Fávaro e da APP - Associação Portuguesa de Poetas.
- Doutorando e Mestre pela Unicamp em Ensino e História de Ciências da Terra, no Instituto de Geociências.
- Editor de livros com mais de mil títulos produzidos. Participou, lançando livros, palestrando e contando histórias em diversas Bienais Internacionais do Livro em seu país. Participou da Feira Internacional do Livro de Lisboa (2011), onde apresentou o seu livro Momentos imprecisos na precisão das horas, obra em que declara seu amor a Portugal.
Publicou mais de 45 livros, entre eles:
- Selfie: autorretrato (2014);
- Canta que eu Conto (2010);
- Sangue: literatura e outras loucuras (2008);
- Zeca, o sapinho solitário (2009), foi seu marco inicial na literatura infantojuvenil.
Em seguida, lançou:
- Eu tenho duas mães;
- A menina que queria ser borboleta;
- O casamento do Zeca;
- O homem que falava com as formigas;
- Onde mora o amor;
- O Bum do Rá-tim-PUM!;
- As aventuras da Corujinha Ivanira;
- A princesa que era gordinha I e II;
- Ê ê ê, prendi um Saci-Pererê;
- O dia em que a Iara pegou piolho;
- Zeca Sapo, um super-herói diferente;
- Zequiel, o homem que contava histórias
- O menino que tinha todas as respostas... mas não sabia o que era o amor; entre outros.
- É autor do livro Lisboa Intemporal – 100 imagens do último século (1910 a 2010) – Uma visão artística e fotográfica (2011), no qual o artista português Roque Gameiro (1864-1935) tem suas obras como referência; também lançado em Portugal pela Editora Padrões Culturais.
- Em 2016, lançou na 86ª Feira do Livro de Lisboa e no Espaço T (Sala Unesco), na cidade do Porto, o livro: Toda Pessoa deve ir a Lisboa, no qual percorre, ao lado de Fernando Pessoa revivido, as ruas e os monumentos de Portugal.
- Em 2017, lançou na 87ª Feira do Livro de Lisboa, os livros: Fora de mim, perto do céu;
- D´além-mar (em coautoria com Jefferson Dieckmann).
- Em agosto/setembro de 2017, lançou na I FLIVI – Festa Literária de Vinhedo (onde foi o organizador e curador), o livro Tudo é sentimento - Poesias.
- Em 2018, publicou Pessoinha – Fernando Pessoa para crianças que foi lançado na 88ª Feira do Livro de Lisboa. Já na 89ª edição dessa Feira (2019), lançou Pessoinha 2 - Revisitando Fernando Pessoa para crianças; Na solidão das palavras eu me encontro e Um eléctrico chamado desejo... de conhecer Sintra, em coautoria com Jorge Trigo e João Pinto.
- Em 2020, em plena pandemia da Covid-19, organizou quatro antologias: Memórias do confinamento; Navegar é preciso, viver não é preciso; Solstício da Alma (as três em E-book e caixa literária) e Palavras sem fronteiras: um legado para a humanidade (E-book e impresso).
- Já em 2021, foi um dos organizadores das antologias De Eva a Frida: as dores e amores de ser mulher; Love is Love e Pandemim, a pandemia em mim. Produziu e apresentou o programa de entrevistas Fala Escritor! e Diálogos Poéticos em parceria com o escritor José Felicio, ambos com temas variados voltados à literatura.
- Após dez anos, retomou a produção da revista JLetras - um marco editorial na região que revelou diversos escritores. Ainda em 2021 lançou os livros Hermes (prosa), Afrodite (poemas) e Estuário da Alma (em coautoria de Jorge Trigo).
- Em 2022, criou e organizou, ao lado de Rosalie Gallo y Sanches, o Concurso Literário Internacional Uma Só Alma, em parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Museo Nazionale dell´Emigrazione Italiana, de Gênova, Itália, além de outros apoios culturais.
- Com lançamento nos dois países, o concurso é um marco cultural anual que une duas nações e gerou o livro Brasil & Itália - Dois países: uma só alma / Brasile & Italia - Due paesi: una sola anima. Edição bilíngue.
- Também em 2022, coorganizou e lançou as seguintes antologias: Brasil & Portugal 200 Anos – Unidos de alma e coração; Soltos ao vento 100 poemas procuram seu destino; Essas incríveis mulheres e Segredos da Noite de Natal.
- Já em 2023, organizou novas antologias, como Delicadezas e Histórias e Memórias de Gentilezas, ao lado de Rosalie Gallo y Sanches (edição bilíngue) e lançou seus mais novos livros: Depois da longa e sinuosa estrada e Encantaria (ao lado de Jorge Trigo), além de outras obras literárias.
- Ainda neste ano (2023) lançou Santo Antonio: Portugal, Itália, Brasil em coorganização com José Felicio e Jorge Trigo, São Francisco, o Mensageiro da Paz em coorganização com José Felicio e José Renato Polli, e Bola na Rede, a literatura em campo, em coorganização com José Felicio, Aristides Almeida Rocha, Alexandre Andolpho Silva e Gustavo Longhi de Carvalho. Para o mês de dezembro, está em produção e com lançamento previsto, a antologia Causos de Família.
www.facebook.com/marcio.martelli2
(página: A poesia de Márcio Martelli)
Contato: marciomartelli05@gmail.com